20220912-01

Lagoa da Garibaldi + Cristo Protetor

Desde que foi anunciada a construção do Cristo de Encantado, agora conhecido como Cristo Protetor, praticamente um trocadilho com o que está no Rio de Janeiro conhecido como redentor, falamos em ir até lá com os Aircooleds. A data foi marcada primeiramente em agosto e adiada para setembro. Domingo, também conhecido como ontem subimos até lá.

Foram quatro carros, três saindo de Canoas (Eva, Fubika e Guerreiro) e um descendo de Caxias do Sul direto para Encantando por outro caminho. Ponto de encontro Dpaschoal Caminhões. Com um pouco de atraso, as 07:45 estávamos na estrada. A primeira parada estava programada para a Casa do Mel, em Tabaí. Descobrimos da pior maneira que não abre domingo.

Seguimos até Estrela onde paramos em um Posto Sim. Para tomar café.

20220912-02

Com as barriguinhas mais forradas voltamos pra estrada. Nessa altura da viagem Diego já estava quase chegando. Pouco antes da nossa parada ele estava cerca de 50km de Lajeado, e nós há uns 50km de Encantado. Porém ele estava indo por outro caminho, tendo andando inclusive 10km em uma estrada de chão.

Até Lajeado a estrada é pista dupla, muito tranquila de andar. São dois pedágios. Um antes de Tabaí e outro entre Tabaí e Laejado. Pouco mais de 5 reais cada um. Tem um terceiro ainda antes de Encantado, que dá pra evitar, pegando uma saída pouco antes, se for pra ir até a Lagoa da Garibaldi. Que era o nosso destino naquela manhã. Por não conhecer o caminho preferimos ir pelo mais certo.

20220912-03

A indicação da Lagoa foi do Fabiano Maciel. Primeiro para acampar, algo que não sabemos se é possível, depois apenas para passar um tempo, fazer um Salchipão e subir até o Cristo. Depois de chegar em Encantado em uma das rotatórias da cidade entramos a esquerda. São 5km até a Lagora, os últimos 2km são de uma subida bem íngreme. Não chega a ser um problema subir, pode ser pra descer depois.

Quando chegamos Diego já estava estacionado em uma bela localização. A primeira impressão foi de que o lugar era muito bonito. já a segunda, terceira e quarta impressões seguiram sendo as mesmas. Uma bela opção. Olhando os mapas de relevo estávamos a uns 400 metros acima do nível do mar. Aparentemente a mesma altura do Cristo.

20220912-04

Quente no sol, frio na sombra. Um ventinho gelado batia vez que outra e quando as nuvens passavam esfriava um pouco mais. As 7 horas da manhã em Canoas estava menos de 10 graus. Oficialmente frio. Lá sem conexão com o mundo não sabemos quanto estava, talvez uns 15… 16 graus. Muitas fotos dos carros e das pessoas. Sem internet nos restou conversar um pouco uns com os outros. Problema é que rapidinho começamos a brigar 😂😂😂.

Chimarrão e café, sentados na beira do lago, até que o Fabiano, o Maciel, começou a queimar uns galhos verdes pra esquentar a churrasqueira. Sim… porque você não joga carvão bom em churrasqueira molhada. Anos de pratica. É só observar e não encostar nos espetos.😅

20220912-05

Almoçamos e demoramos um pouco para seguir até o Cristo. A Lagoa está no caminho, são 2,6km de estrada, uns 500 metros de paralelepípedos e o restante de estrada de chão. Para uma atração turística como essa, o primeiro trecho pavimentado é estreito e passa por dentro de um bairro. Já o piso de chão é um misto de terra, areia e uma brita graúda. Em alguns momentos o carro parece escorregar sobre elas. Em baixa velocidade e com tempo seco não tem problemas. Inclusive a visitação é fechada em caso de chuva.

A última subida é a pior. Ainda que um carro de tração traseira seja até melhor nessas condições que os dianteiros, Subimos, sem traumas, é só não ter que parar no meio da subida que não dá nada.

20220912-06

Carros estacionados, e mais uns 200 metros de caminhada até a estátua que é maior do que o Cristo Redentor, localizada no Rio de Janeiro. A entrada é 30 reais por pessoa, idosos e crianças pagam menos, tem que ver a tabela na bilheteria. É um valor simbólico pago para ajudar a terminar o parque e ter a visita guiada. A estrutura hoje se resume ao Cristo propriamente digo, as bilheterias, alguns banheiros, e uma tenda que vende lembranças.

Visitando e pagando você está ajudando a construir, é como se fosse uma doação obrigatória. Sem desmerecer todo esforço que foi colocado na construção e ainda será, daqui pra frente.

20220912-07

Foto acima da turma: Lisi, Diego, Vívian, Gabi, Fanny (lá atrás escondido), Zanda, Fabiano, Duda e sentado Estiga. Os cachorros: no colo a Feta e a Coca no chão.

Como sempre voltar é mais cansativo, haviam as descidas, a primeira de terra e depois a mais longa e asfaltada. O dia foi muito legal, uma ótima viagem, sem problemas mecânicos, fomos e voltamos colocando apenas combustível e um pouco de óleo.

Uma última parada entre Lajeado e Estrela para dar um Tchau e até a próxima.

20220912-08

About independente