20180125-3

Manutenção – tensão da correia

20180125-2A correia do dínamo (ou alternador) é essencial para o bom funcionamento do seu Aircooled. É com o movimento dela que a sua bateria é carregada e a ventoinha é acionada.

Porém não é apenas com a qualidade da peça que você deve se preocupar, se está em bom estado ou mal. A sua tensão também é importante.

Nós achamos que essa correia é de extrema importante e você deve ter uma no carro de reserva, mesmo que não tenha as ferramentas necessárias para a troca, isso você arruma emprestado, mas a peça não.

Ao lado, retirado do manual de um Fusca 1983, uma dica do que seria uma “boa” folga para uma correia.

Porém nesse mesmo manual temos em outra página (imagem abaixo), em uma seção chamada “o que você pode fazer”, como regular a tensão da correia, e óbvio como trocá-la também, já que tirando as arruelas você praticamente desmonta tudo.

Claro que isso nos dias de hoje é muito mais fácil e simples de visualizar. São muitos e muitos vídeos no youtube falando do assunto, no entanto como curiosidade é interessante saber que antigamente nos manuais dos carros constavam dicas de manutenção. Nos carros atuais só diz “leve ao revendedor autorizado”.

20180125-1

About independente