20190724-5

Kombi gasta mais gasolina?

A Kombi é o sonho de consumo de muitos Aircooleds pelo mundo todo. A cada dia mais e mais pessoas estão na estrada com as suas literalmente viajando pelo mundo. Esse sentimento de liberdade se junta ao lado icônico de deslocar-se dentro de uma lenda das estradas e também ao consumo elevado de combustível.

Em nossas prévias sempre colocamos o consumo dos carros como 9km/litro. Para começar a calcular o quanto cada um vai gastar de gasolina. Alguns carros fazem 11, outros 10 e 9km/litro. Esse seria o normal de um carro normal bem ajustado e regulado. Porque se você está pensando em andar com seu Aircooled na estrada ele precisa estar regulado.

Mas e a Kombi? Com a Kombi você vai fazer 8 por litro. Abaixo as informações do manual do proprietário de uma Kombi 1995.

20190724-1

Diferente dos testes que encontramos em revistas especializadas, no foto manual da Kombi enviada pelo nosso amigo Cristiano Schmitz, não temos o consumo por velocidade. Apenas uma estimativa. Logo esse número pode ser tanto melhor quanto pior.

Comparando com informações de outros manuais temos abaixo as infos de um Fusca 1976. Com motor 1300 é 14km/litro e em azul o consumo do 1600, 11,4km/litro.

20190724-3

É difícil comparar, até porque os dados são de carros separados por quase 20 anos, mesmo sendo o mesmo conceito de motor, em 1995 ele já tinha evoluído. Mas é uma base comparativa. Ainda abaixo, temos as informações do manual de uma Brasília 77 carburação dupla, onde o consumo é praticamente igual a do Fusca com dupla Solex.

20190724-2

A conclusão, com a base nos dados é que o Fusca e a Brasília são cerca de 30% mais econômicos que a Kombi, é claro que nem de perto os dois conseguem carregar a quantidade de tralha que a velha senhora consegue, mesmo assim é algo para pensar antes de comprar uma. Ainda que os números da Volks possam ser conservadores, na realidade estão bem perto da realidade.

About independente