20191016gustavo1

Os Gustavos

A repetição de nomes de sócios no clube acabou gerando um problema na hora de chamar cada um deles. Além das confusões nas histórias quando elas são contadas e contadas novamente, e contadas outra vez para os novos sócios. “ah… teve aquela vez que o Gustavo quase apanhou, lá em Boa Vista do Cadeado”. Aí o sujeito imagina um Gustavo, mas era outro…

20191016gustavo6

Por isso vamos fazer a retrospectiva de hoje com um tutorial sobre os Gustavos do Independente Volks Clube. O primeiro dele o Gustavo Dembinski.

Dembinski, depois virou ZeroUm, é um dos sócios fundadores do Independente Volks Clube. A história dele começa um pouco antes da Fundação. Uma ocasião que Estefânio e Diego estavam indo para o encontro em Porto Alegre. Ambos passaram por Gustavo que estava esperando outros carros, num desencontro acabou seguindo os dois perdidos.

Chegando ao encontro, começaram a amizade, e também foi lá que conheceram o Everton. Hoje ele não tem mais Fusca, e não está mais no Clube, mas foi por causa do  Gustavo Corá, de quem vamos falar agora, virou o ZeroDois.

Coralino é o Homem Sem Camisa nas horas vagas. Entrou no Clube em maio de 2010. Nesse ponto o ZeroUm ainda estava no Clube, por esse motivo recebeu como sufixo o próximo numeral disponível. A regra não é sempre essa. Os Fabianos por exemplo não seguiram esse formato. Fabiano Estigarribia teve derivações do sobrenome: Estiga, Esticabarriga, Estica, Estripa… enquanto que Fabiano Maciel já foi chamado de Maciel quando é citado em algum texto, normalmente chamado de Fabiano, ou pelo nome do carro (Fubíca), e ou ainda de Brabão. Por que Brabão? Outra história.

Já os João Paulo viraram JP e JP02. A forma de chamar não é normativa, é mais orgânica.

20191016gustavo4

Sempre que você ver junto ao IVC um ponto branco que reflete luz… esse é o ZeroDois.

Segue com a gente (na foto acima num SAGAMA, em setembro de 2018), embora seu Fusca, o Vô Corá, não tenha sido visto nos últimos dois ou três anos. Muitos novos sócios jamais tiveram contato com o Bege 78 que tanto andou pelo Rio Grande do Sul no início dos tempos do IVC, e até contestam a real existência do veículo.

20191016gustavo2

Mas ZeroDois não é apenas um corpinho bonito, ele também sabe fazer Churrasco, acima em 2010.

E aí chegamos ao terceiro Gustavo do IVC. Gustavo Oliveira. Ou Gugu, ou ainda Gugu loko. A gente pode analisar nossos Gustavos com a história evolutiva do Pica Pau dos desenhos animados. O Dembinski é esse último Pica Pau, mais calmo, centrado, não faz loucuras, moderno. O Gustavo ZeroDois é o Pica Pau da década de 70. Ele é xaropão, ainda tem alguns problemas de comportamento, mas tem noção das coisas.

20191016gustavo5b

Já Gugu, “Zerotrês”, nem precisaria falar, é o primeiro, Pica Pau Raiz. Totalmente louco da década de 40. Fuma, bebe, bate em criança, anda com faca na cintura e até mistura Coca-Cola com Toddynho. Entrou no clube em fevereiro de 2014.

Desde a sua entrada, com toda a certeza, pode ser considerado um dos mais ativos nos compromissos do Clube. É um misto de superatividade, falta de noção e um pouco de cachaça.

Então, quando a gente falar “Gustavo” é o Gugu Loko. Zero Dois é o sem camisa e o ZeroUm é o Dembinski. Certo!?

20191016gustavo7

About independente