20171011MP0

Projeto SAGAMA Maria Padilha

SAGAMA significa Saturday Garage Maintenance. Caso você esteja lendo esse texto separado dos outros que já publicamos sobre os SAGAMA. Basicamente é um reunião que ocorre aos sábados para manutenção geral nos carros.

Ocorre que o Márcio, que ontem estava de aniversário, tem a Maria Padilha, uma Variant II 1979 que precisa de uma reforminha final. Não é muita coisa, mas ao mesmo tempo é. Se for pensar em cada pedaço que precisa ser reformado. Além disso também tem o velho ditado “em casa de ferreiro, espeto de pau”. Não sobra tempo para ele, que reforma tantos carros, e trabalha com isso, tocar pra frente o seu próprio projeto.

20171011MP1

Pensando nesses dois pontos ontem nós começamos o projeto da Maria Padilha com o Márcio. Colocamos ele na responsa e vamos marcar dois ou três sábados e mais alguns dias da semana para trabalhar no carro.

O argumento mais forte foi “se ele não fizer, a gente faz”. É óbvio que ele topou na hora, vai deixar um bando de desajustados fuçando no carro dele? hehehehe. Não né!

Variant II

20171011MP1-1Márcio fala sempre com entusiasmo da Maria Padilha. É um baita carro! Realmente é bem grande, por dentro e por fora. “Um Brasilião!” como ele diz. Compartilha várias peças, porta, faróis, lanternas traseiras… porém é maior, e outra, é melhor, mais moderna, mesmo trazendo os traços retos do Brasília, ou dá Brasília.

Muitos falam que a (o) Brasília foi o melhor Volkswagen a ar do mundo. Pelo seu desenho, pelo aproveitamento do espaço, muito melhor que no Fusca, por exemplo.  Menor por fora, maior por dentro. Porém ela trazia alguns defeitos do seu irmão mais velho, que foram corrigidos no modelo europeu, mas que nunca chegaram a ser colocados na linha de produção Brasileira.

O principal referente a suspensão.

Então, talvez, a Variant tenha sido o melhor Volkswagen a ar já fabricado, pelo menos no Brasil. Principalmente por trazer uma suspensão dianteira independente McPherson, sistema encontrado em carros novos, que além de ser mais eficiente e seguro, era mais confortável.

20171011mp1-2

Enfim, essa é uma discussão muito técnica.

Estaremos mostrando tudo o que for feito na Maria Padilha daqui pra frente. Nosso prazo é o encontro em Caxias do Sul, que ocorre em Dezembro. É curto, sabemos, mas nós temos certeza que não faltarão voluntários nessa empreitada, que temos certeza, será a primeira de várias que vamos fazer com carros do IVC.

About independente