IVC20220215-01

SC390II – a Missão – É o fim – Cap 7

Domingo é um dia meio triste, não? Um dia de adiamentos, porque o amanhã é segunda-feira, dia mundial do mau humor, e um pouco dele acaba passando. Longe de casa como estávamos é compreensível que a moral acabe baixando um pouco.

Uma verdade é que planejamos e discutimos muito a ida e o sábado. O domingo ficou no banco de reservas. Eram tantas incertezas que talvez a gente tenha simplesmente dado de ombros para esse dia tão importante, ao ponto de não sabermos sequer a hora de sair pra volta.

A noite foi bem tranquila. 22 horas não tinha mais ninguém acordado. O silêncio lá no mirante dói nos ouvidos. Raro escutar algo, alguns carros passando vez que outra, mas a noite teve um vento e um pouco de chuva, Nada que acabasse com nosso acampamento. Da esquerda pra direita: Berê com Zero2 e Fanny, Clotilde com Lisi e Duda, Brigitte com Toni e o Porta Potti e Eva com Estripa, Ví, Coca e Petúcia. Diego dormiu na barraca, brigou com a Lisi e teve que dormir fora. kkk.

IVC20220215-02

As 6 horas todos já estavam de pé. Mais um dia lindo, de sol em que a previsão era de chuva. Essa viagem foi incrível mesmo. Algo que vamos falar mais é sobre as nossas condições de acampamento. A cada dia melhores.

Joel disse da primeira vez que fomos em 2020 sobre a Serra do Rio do Rastro. “Uma coisa é a subida e outra é a descida”. Realmente são desafios bem diferentes. Se subir exige tudo do motor, descer exige do motor, da caixa e dos freios. Não tomou cuidado paga um valor alto pelo conserto do carro ou até mesmo com a vida. Nessa serra você não brinca.

E depois de arrumar tudo, lentamente, todos se perguntando “estamos indo? estamos indo?” meio que dizendo “não queremos, vamos ficar mais um pouco”. Só que num dado momento estava tudo dentro dos carros e não tinha mais o que fazer, apenas definir a ordem do comboio, ligar os motores e começar a volta.

IVC20220215-03

Nosso desafio era não acabar com os pastilhas e lonas das Kombis, e como diz a placa antes da coisa ficar bem íngreme “USE FREIO MOTOR”, e é na caixa que temos que nos basear para isso. Primeira e segunda, com cuidado para fazer as curvas, algumas com mais de 180 graus. Sim não são de 90, são de 180 muitas, mas tem outras que são de 200 graus e aumentando.

A ordem inicial da descida foi Diego puxando com a Clotilde, depois Berenice, seguida pela Vó Brigitte e Eva no final. Estiga queria fazer umas imagens dos carros na descida. Logo de cara as duas primeiras foram embora. Toni na Brigitte desceu em 2ª, a caixa da Vovózinha é boa nessas ocasiões por ser mais curta, Fabiano desceu em 1ª na Eva, em 2020 os freios dela esquentaram ao ponto de quase ficarem sem eficiência, porque tentou descer em 2ª. Dessa vez não teve problemas.

IVC20220215-04

Diego que tentou começar a descer de segunda, passou para primeira quando começou a sentir o cheiro de queimado. Não é brincadeira. E chegamos todos bem ao paradouro que tem logo depois dessa parte mais complicada. Que deveria chamar “Do Freio Queimado”. Impressionante como chegam os carros ali. Um Palio chegou com muita fumaça nos freios, Diego foi até lá e disse “tá quase pegando fogo” e o motorista nem sabia!!! A Mulher comentou “eu falei que tava sentindo um cheiro de queimado” … Normal, mulher sempre diz alguma coisa.

Enquanto alguns tomaram um segundo café da manhã, olharam as bugigangas, gastaram com presentes… Toni foi fumar seu cachimbo enquanto a Duda alpinista foi fazer um rapel. Sim rapel… coisas da família Ritter/Kaiser. Pra delírio do Ritter e pavor da Kaiser, pai e mãe.

IVC20220215-05

As histórias da Duda Alpinista continuarão aparecendo nos próximos capítulos.

Depois disso seguimos descendo e andando, num caminho que pareceu bem mais longo na volta do que na ida, talvez vítimas da falta de programação, o almoço foi prejudicado, mas são coisas que acontecem.

Um pouco de trânsito da volta do litoral no Rio Grande do Sul, chuva no final pra dar uma refrescada no calor e todos chegaram bem, sem problemas mecânicos maiores, apenas os de sempre. Diego ainda teve que subir até Caxias do Sul . Com a certeza de que foi uma ótima viagem e com muita vontade de começar a programar a próxima.

IVC20220215-06

O vídeo abaixo mostra um pouco da viagem, e foi editado pelo Estiga para o canal dele no Youtube, Volkswageria. Mas mostra um pouco da viagem de todos.

About independente