20221024-08

Pedra Redonda Camp – Onde exatamente?

Se você pegar e se colocar a andar de uma ponta a outra de Porto Alegre não deve dar mais que 30km de distância em linha reta no eixo Norte/Sul. Se fosse possível, é claro, em linha reta. O outro, leste/oeste, é bem menor e um exemplo é a avenida Protásio Alves que vai de Viamão até praticamente o Guaíba e tem uns 12km, entre retas e curvas. A primeira parte do nosso deslocamento foi de cerca de 20km. Do Posto de Combustível em Canoas até o Barra Shopping. Um terço da distância praticamente, mas a menor parte em termos de tempo. Dali pra frente é o pior.

20221024-07

Depois eu já perdi as contas, mas um bom ponto de referência é a Praia do Lami. Vejam que até lá já deve ter dado quase 90 minutos. É fácil entender porque muita gente que mora em Porto Alegre não anda 50km pra ir até Itapuã, tão pouco se interessa em, mas roda 150 para ir até o Litoral Norte. É o mesmo tempo de viagem. E talvez um preconceito leve pelas praias de água doce. Talvez.

Quando começam a aparecer as placas de Praia do Lami, Lami, Divisa com Viamão a paisagem muda bastante. Parece que você de uma hora para a outra voltou no tempo. Os postes, a estrada, as casas, as placas, até nossos carros parecem de 40 anos atrás e parece que estamos chegando naquelas praias de antigamente.

20221024-05

No Mapa acima dá pra ver, nessa área verde o que tem lá é verde mesmo. Não é que largaram uma cor ali pra ficar diferente. Tem praticamente nada. Na esquerda do mapa uma visão mais ampla. Na parte superior Canoas, e na inferior, na seta, a Praia das Pombas. Onde tem cor de areia no mapa, tem areia mesmo. kkk;

Do outro lado do Eco Camping, cruzando as águas, temos a cidade de Barra do Ribeiro, e se andarmos mais um pouco pro sul, diria uns 5 quilômetros, já estaríamos na Lagoa dos Patos.

É difícil acreditar sinceramente que ainda estamos praticamente em Porto Alegre, ou tão perto de Porto Alegre, porque a paisagem é simplesmente irreconhecível.

20221024-09

About independente